Principal porta de entrada de turistas

O potencial turístico do Estado do Rio de Janeiro é o resultado da soma dos seus diversos cenários ecológicos, festas populares, como Carnaval e Réveillon, atividade cultural, aí incluídos museus, teatros e música, arte, parques botânicos, gastronomia - requintada e popular, roteiros históricos e geografia que possibilita desfrutar em breves percursos das inúmeras belezas oferecidas pela serra e pelo mar.

A Cidade do Rio de Janeiro é o maior polo turístico do Brasil e uma das principais portas de entrada de estrangeiros que vêm ao país a lazer. O cenário chama a atenção pela beleza das atrações naturais em meio à vida urbana da cidade. O Jardim Botânico, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, as praias e o famoso calçadão de Copacabana são algumas das atrações.

O estado oferece uma rede hoteleira com mais de 90 mil acomodações, incluindo hotéis de alto padrão internacional, pousadas, hotéis-fazenda que proporcionam contato com a história das respectivas regiões.

Isso se deve, em parte, por contar com o maior centro de convenções da América Latina, o Riocentro, com mais de 100 mil metros quadrados de área para a realização de eventos, feiras e exposições de porte mundial, além de outros espaços menores, como o Centro de Convenções Sul América, Jeunesse Arena e a Marina da Glória, e também uma ampla oferta de espaços situados em hotéis, além de oferecer o suporte de inúmeras empresas para a montagem, organização e operação dos eventos.

Baixe aqui, o Guia do Rio de Janeiro.