Ampla Rede de Ensino

O Estado do Rio de Janeiro conta com 138 instituições de educação superior, como universidades, centros universitários, faculdades e centros federais profissionalizantes, dos quais 27 são unidades públicas, e 15 estão no interior do estado. Em 2017 estado possuía 11.150 estabelecimentos na educação básica, englobando a educação infantil, ensinos fundamental e médio.

Segundo a consultora britânica de educação de nível superior Times Higher Education, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) ocuparam as quinta e sexta posições no ranking das melhores universidades da América Latina nos anos 2016 e 2017, a análise foi feita com base nos indicadores de desempenho de ensino, perfil internacional, citações, pesquisa e transferência de tecnologia.

Dentre os centros universitários de excelência, pode-se citar a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com relevante papel na formação de administradores e economistas por intermédio da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, a Escola Superior de Ciências Sociais, a Escola de Pós-Graduação em Economia, o Instituto Brasileiro de Economia e a Escola de Direito do Rio de Janeiro, que teve seu projeto de graduação laureado, com grau máximo, pela Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério da Educação, em todos os quesitos.

O Instituto Militar de Engenharia (IME), escola de engenharia mais antiga das Américas, criada em 1792, oferece cursos de graduação e pós-graduação em engenharia e ciências agregadas. O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) destaca-se como centro de pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, com reconhecimento internacional pela comunidade científica mundial.

Merecem, ainda, destaque a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), entre outras.