Oportunidades de Investimentos

O Produto Interno Bruto do Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior do Brasil, participando com 10,0% no cenário nacional. Em 2015 apresentou um PIB de R$ 660 bilhões, superior ao registrado pelo Equador e Uruguai, além de se situar no centro do maior mercado consumidor do país formado pela região que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

A atividade econômica do estado do Rio de Janeiro se caracteriza pela diversificação da atividade empresarial, mais de 275 mil empresas que geram 4 milhões de empregos diretos se constituem no principal ativo disponibilizado pelo estado às empresas que vierem a nele se instalar. Deve-se destacar a elevada representatividade da área de prestação de serviços, são mais 140 mil empresas e 1,85 milhão de profissionais, o maior dentre os diversos setores de atividades, que formam a rede de apoio oferecida pelo nesse segmento pelo Estado.

É importante destacar o relevante desempenho da indústria extrativa, sobretudo nos setores de óleo e gás, a atividade que responde por 72% da produção nacional de petróleo e 42% da produção brasileira de gás natural nacional. Na sua plataforma continental marítima localizam-se os maiores poços do pré-sal, eles representam mais de 80% do total do país apresentando elevado potencial exploratório com possibilidade de geração de novos negócios.

Embora as indústrias extrativas e petroquímicas apresentem grande participação no PIB estadual, à economia do Rio de Janeiro transcende a área do petróleo. O estado dispõe de parque siderúrgico e automotivo consolidados, se destaca no cenário nacional nos setores de fármacos, produtos de higiene, cimento, perfumaria e confecção, além de contar com setor de serviços diversificado, representativo nas áreas de comércio, tecnologia da informação, cinema e vídeo, financeiro e turismo.

Levantamento realizado em 2018 pelo Financial Times através da FDI Intelligence, colocou a Cidade do Rio de Janeiro em 5º lugar no ranking mundial das capitais nas quais as empresas já instaladas consideram mais vantajoso reaplicar na própria cidade do que investir em outras localidades. Ela foi a única capital da América Latina a ser incluída no ranking.

Os fatores de competitividade oferecidos pela capital do estado estão igualmente presentes em diversas cidades de pequeno e médio porte do interior e da Região Metropolitana

Merece destaque os Arranjos Produtivos Locais (APLs), como o de automotivo na Região do Vale do Paraíba, moda íntima na Região Serrana – o município de Nova Friburgo é o polo central- e moda praia em Cabo Frio.

As empresas situadas no Estado do Rio de Janeiro se beneficiam da logística oferecida pela ampla malha rodoferroviária e pelos portos e aeroportos estrategicamente localizados. O Arco Metropolitano interliga a Região Metropolitana de leste a oeste, unindo Itaboraí a Itaguaí, atravessando alguns dos municípios mais populosos e economicamente relevantes do estado.

Uma das características que diferencia o Rio de Janeiro dos demais estados brasileiros economicamente dinâmicos é o fato dele se constituir no principal destino do país do turismo internacional e doméstico de lazer.

As modalidades de concessão e parcerias público-privada, PPP, oferecem um ambiente propício para investimentos de longo prazo decorrente da existência de legislação estadual moderna, que contempla um sistema regulatório eficiente. Dentre os segmentos atrativos para a realização de PPP, citam-se as áreas de saneamento, eficiência energética, rodovias e parques ambientais.

Adicionalmente, o território do Estado do Rio de Janeiro conta com um bioma diversificado formado por áreas verdes, praias, lagos, rios e montanhas, são cenários que encantam moradores e visitantes, o que significa que as empresas irão operar em ambiente que oferece a maioria dos insumos relevantes para a sua atividade e, igualmente importante, com qualidade ambiental.