Cultura, Serra e Mar

Devido à grande diversidade de atrativos turísticos, principalmente aqueles relacionados com a cultura e o meio ambiente, a Região da Costa Verde desempenha importante papel no cenário turístico estadual.

Além de contar com um litoral extremamente privilegiado, formado pelas baías da Ilha Grande e de Sepetiba, o interior da região apresenta importante remanescente de mata atlântica concentrado nos municípios de Rio Claro, Paraty e Angra dos Reis, indicando uma forte potencialidade para a expansão do ecoturismo.

Um destaque é a Ilha Grande, que além das dezenas de praias, possui uma exuberante fauna e flora preservadas e características naturais, que propiciam o desenvolvimento de atividades náuticas, de mergulho e balneárias. Do ponto de vista dos atrativos culturais, a região guarda importantes monumentos históricos e arquitetônicos dos séculos XVIII e XIX, destacando-se o município de Paraty – cidade colonial tombada e erigida patrimônio histórico nacional em 1966, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos, o centro histórico e suas ruas construídas na época do Brasil colonial.

A proximidade com o Estado de São Paulo e a disponibilidade quantitativa e qualitativa de serviços de hospedagem e alimentação, colocam a região em destaque dentro do cenário estadual, podendo seu potencial turístico ser expandido, sem prejuízo para a preservação do seu patrimônio natural e cultural.