Maior parque industrial do país

O Estado do Rio de Janeiro é o berço da indústria naval nacional, sendo detentor das maiores plantas de construção, manutenção e reparação naval existentes no Brasil. O segmento abrange as atividades de produção naval voltadas para a extração de óleo e gás, transporte marítimo e fluvial, defesa militar e náutico.

O setor de construção naval está fortemente vinculado ao segmento petroleiro, possuindo condições de atender às demandas para a construção de módulos, manutenção e reparo das unidades offshore em operação no Brasil. Também é destaque na elaboração de projetos de engenharia naval, construção e reparação de embarcações e suprimento de apoio marítimo à atividade de produção e extração de óleo e gás offshore.

A maior parte dos estaleiros está concentrada em Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo, e um, Brasfels localiza-se em Angra dos Reis. Eles são responsáveis pelo processamento de mais de 40% do aço utilizado na construção naval do país, além de concentrar 60% de carreiras, diques e cais.

O estaleiro Itaguaí Construções Navais, localizado em Itaguaí, é o primeiro do país voltado para a construção de submarino nuclear. Está em fase de construção para a marinha quatro submarinos diesel-elétricos e um submarino nuclear.