Oportunidades de Investimentos

A Região das Agulhas Negras está estrategicamente localizada, vizinha aos estados de São Paulo e Minas Gerais, e relativamente próxima ao Município do Rio de Janeiro, sendo cortada pela Rodovia Presidente Dutra, BR-116, que une o Rio de Janeiro e São Paulo.

A região apresenta nas suas áreas de maior altitude uma cobertura vegetal de floresta pluvial subtropical com araucária, o que se constitui em recurso de grande potencialidade para o ecoturismo, principalmente na área do Parque Nacional de Itatiaia, um dos locais preferidos pelos praticantes de montanhismo e onde se concentram importantes atrativos naturais como os picos das Agulhas Negras e das Prateleiras, além de diversas cachoeiras.

Em relação aos recursos culturais com potencial para o aproveitamento turístico, destaca-se a presença da colônia finlandesa em Penedo, no município de Itatiaia, e em Visconde de Mauá, no município de Resende, com grande concentração de pousadas. Resende também reúne importantes construções históricas, sendo sede da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).