Onze aeroportos

O Estado do Rio de Janeiro conta com 11 aeroportos, sendo dois internacionais, quatro domésticos e cinco regionais. O Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, situado na Cidade do Rio de Janeiro, tem capacidade para receber mais de 30 milhões de passageiros por ano, possui o maior sítio aeroportuário e pista de pouso/decolagem comercial do Brasil, com 4.000 metros de extensão, sendo o segundo em movimentação internacional do país. Atende a 23 companhias aéreas nacionais e internacionais, aviação geral, além de dispor de moderno terminal de cargas com 55.000 metros quadrados de área para armazenagem alfandegada, sendo mais de 10.000 metros cúbicos climatizados.

É o único aeroporto das Américas agraciado com o CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators) concedido pela IATA em 2016.

Aeroporto Internacional do RJ - Tom Jobim (Galeão) Aeroporto Internacional do RJ - Tom Jobim (Galeão)

Além do Aeroporto Tom Jobim, a Cidade do Rio de Janeiro conta com o Aeroporto Santos Dumont, que opera voos nacionais e regionais, e o Aeroporto de Jacarepaguá, voltado para voos privados, helicópteros e voos direcionados para o atendimento das operações offshore de exploração e produção de petróleo realizadas no pré-sal.

Aeroporto Santos-Dumont Aeroporto de Jacarepaguá

No interior, destaca-se o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que opera voos charters internacionais e nacionais com finalidade turística e também recebe voos cargueiros de peças/equipamentos destinados à exploração e produção de petróleo nas bacias de Campos e de Santos, sendo ponto focal de empresas que atuam na atividade de exploração de petróleo e gás. O aeroporto conta com um pátio com capacidade para mais de 20 aeronaves, armazém geral com 32.000 metros quadrados, área segregada para medicamentos controlados e câmaras frias.

Aeroporto Internacional de Cabo Frio Aeroporto Internacional de Cabo Frio

A infraestrutura aeroportuária é acrescida pelos aeroportos de Campos e de Macaé, e pelos aeroportos regionais situados em Itaperuna, Maricá, Paraty, Resende e Angra dos Reis.